Regras Buraco : MultiJogador.com

Buraco

Regras Buraco

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Objetivo do jogo

O buraco é um jogo de cartas para 2 jogadores ou em duplas. O objetivo é criar sequências do mesmo naipe ou grupos de 3 ou mais cartas iguais para conseguir mais pontos que os adversários.

O jogo é muito popular na Itália na sua modalidade Aberto Sujo e no Brasil nas suas diferentes modalidades.

É jogado com 2 baralhos ingleses com jokers (exceto na modalidade Aberto). As partidas podem ser jogadas por um jogo (express), 2000 pontos ou 3000 pontos.

Como jogar Buraco?

Distribuição

São distribuídas 11 cartas a cada jogador e dois montes de 11 cartas cada um são colocados de lado, são os mortos. As cartas restantes formarão parte do monte para comprá-las.

Desenvolvimento do jogo

O primeiro jogador deve comprar uma carta do maço e tentar formar combinações para colocá-las na sua zona de jogo (mínimo 3 cartas). Poderá colocar tantas combinações como quiser.

Observação: nas modalidades Aberto e Fechado STBL, só é permitido formar sequências.

Ao terminar, deve descartar obrigatoriamente uma carta da sua mão e colocá-la de cabeça para cima no centro da mesa (lixo).

Ao início do seu turno, cada jogador terá a opção de comprar uma carta do maço ou pegar todas as cartas acumuladas no lixo para abrir seus jogos (é obrigatório pegar todas).

Além de formar novas combinações, você também poderá colocar cartas nas combinações que já tiver em jogo.

Os curingas

Os dois e jokers funcionam como curinga e podem ser utilizados em qualquer jogo.

Observação: na modalidade Aberto não há jokers.

Só pode haver um curinga em um jogo. Pode haver 2 dois, sempre que um deles funcione como curinga e o outro tenha seu valor normal.

É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar. Neste caso, o curinga mudará a posição no jogo estando no lugar de outra carta segundo as seguintes condições:

  • Se o 2 que é o curinga é do mesmo naipe da combinação e é possível colocá-lo no lugar do 2, deixará de funcionar como curinga para ocupar o lugar do 2.
  • Se não é possível, seguirá funcionando como curinga na extremidade direita do jogo (onde estão as cartas mais altas).
  • Se não for possível, seguirá funcionando como curinga na extremidade esquerda (com as cartas mais baixas).
  • Se o jogo está completo (de às a às), não se poderá substituir o curinga.

O morto

Na lateral da mesa estarão reservados dois montes de 11 cartas cada um, os mortos. Quando um dos jogadores ficar sem cartas, pegará um dos mortos. Cada dupla somente pode usar um dos mortos em uma partida.

Quando o monte de cartas acabar e se houver algum morto na mesa, ele será o monte.

Canastras

Forma-se uma canastra quando se abre um jogo de 7 cartas ou mais.

Há diferentes tipos de canastras dependendo de cada jogo:

  • Canastra suja: Tem um curinga.
  • Canastra limpa: Não tem nenhum curinga.
  • Canastra real: É uma canastra limpa que vai do Às ao Rei (no entanto, o às é colocado atrás do rei porque tem um valor maior).
  • Canastra de às a às (menos na modalidade Aberto Sujo): conseguir fazer uma canastra limpa que vai de às a às.

Observação: uma canastra suja pode converter-se em limpa quando o 2 que funciona como curinga pode ser colocado na posição do 2. Se isso não for possível (por exemplo, se um jogo tiver um joker), nunca poderá ser uma canastra limpa.

Bater

Um jogador baterá quando ficar sem cartas na mão. Há diferentes formas de batida:

  • Direta: Quando um jogador coloca sua última carta na sua zona de jogo, pode pegar o morto e continuar colocando cartas nos jogos na mesma jogada.
  • Indireta: Quando um jogador coloca sua última carta no lixo, não pode usar o morto até a seguinte rodada.
  • Final: Quando um jogador colocar sua última carta e não puder pegar o morto tendo ao menos uma canastra na sua zona de jogo. O jogo terminará com essa jogada.

Observação: na modalidade Aberto Sujo, para poder “bater”, é necessário jogar uma carta no lixo.

Valor das jogadas

Os pontos são contados da seguinte forma:

  • 3 ao 7: 5 pontos
  • 2 (curinga): 10 pontos (20 no Aberto Sujo)
  • 8 ao rei: 10 pontos
  • Ás: 15 pontos
  • Joker: 20 pontos (30 no Aberto Sujo)
  • Batida final: 100 pontos
  • Canastra suja: 100 pontos
  • Canastra limpa: 200 pontos
  • Canastra real: 500 pontos
  • Canastra de às a às: 1000 pontos

Também, se não se pega o morto, perde-se 100 pontos. Se se pega o morto e não se pode usá-lo, também perde-se 100 (exceto no Aberto Sujo). Os pontos das cartas que ficarem na mão também são perdidos.

O jogo terminará quando um jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para ganhar.

Se houver empate, ganhará o jogador ou a dupla que começou a partida.

Modalidades de jogo

Aberto

  • Não tem jokers.
  • Só sequências (não se permite fazer trincas).
  • É necessária uma canastra limpa para poder bater.
  • Uma sequência de Às a Às é permitida e vale 1000 pontos.
  • Os 2 somam 10 pontos.
  • É possível bater descartando uma carta ou colocando-a em um jogo.
  • Lixo aberto

Aberto sujo

  • Com jokers.
  • Sequências e trincas (não se permite trincas de 2).
  • É possível bater com canastra suja.
  • Não se permite uma sequêcia de Às a Às (permite-se Às, 2 ... , Q, K, 2/joker)
  • Os 2 somam 20 pontos e os jokers 30 pontos.
  • É necessário descartar uma carta para poder bater.
  • Lixo Aberto

Fechado

  • Com jokers.
  • Sequências e trincas.
  • É necessária uma canastra limpa para poder bater.
  • Uma sequência de Às a Às é permitida e vale 1000 pontos.
  • Os 2 somam 10 pontos e os jokers 20 pontos.
  • É possível bater descartando uma carta ou colocando-a em um jogo.
  • Lixo fechado: para poder pegar as cartas do lixo, é obrigatório abrir um jogo com a última imediatamente.

Fechado STBL

  • Com jokers.
  • Só sequências (não se permite fazer trincas).
  • É necessária uma canastra limpa para poder bater.
  • Uma sequência de Às a Às é permitida e vale 1000 pontos.
  • Os 2 somam 10 pontos e os jokers 20 pontos.
  • É possível bater descartando uma carta ou colocando-a em um jogo.
  • Lixo fechado: para poder pegar as cartas do lixo, é obrigatório abrir um jogo com a última imediatamente.

Fechado sujo

  • Com jokers.
  • Sequências e trincas.
  • É possível bater com canastra suja.
  • Uma sequência de Às a Às é permitida e vale 1000 pontos.
  • Os 2 somam 10 pontos e os jokers 20 pontos.
  • É possível bater descartando uma carta ou colocando-a em um jogo.
  • Lixo fechado: para poder pegar as cartas do lixo, é obrigatório abrir um jogo com a última imediatamente.

Controles de jogo

Selecione uma combinação correta de cartas e clique sobre a mesa para colocá-las em jogo.

Por que há robôs jogando? Para que servem?

Robô

Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.

Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)

Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).

Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.

O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.

Opções de mesa

As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela estrella junto ao seu avatar).

Para ver ou modificar as opções de mesa clique em opciones. As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Competir por pontos e fichas.
Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
Aposta por partida:
Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
Mesa privada.
Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
Permitir público.
Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
Modalidade de Buraco:
Aberto, Fechado, Fechado STBL, Fechado sujo, Aberto sujo
Express (Partidas rápidas)
É a forma de jogo mais rápida. Joga-se sem limite de pontos.
Limite de pontos
Determina o final da partida. O jogador ou dupla que conseguir o total de pontos, ganhará a partida.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 20% do pote).

Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do tipo de jogo.

Pontos XP
Partida por pontos Express
2 jogadores ou em duplas 40 pontos XP 20 pontos XP

Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos. Se a partida finalizar de forma amistosa, cada jogador recuperará as fichas apostadas.

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